Conteúdo do curso
- 1 Capítulo 1
- Aula 1. Conceito de Ludicidade
- Aula 2. Atividades lúdicas em diversos contextos
- Aula 3. Importância da ludicidade para o sujeito
- Aula 4. Desenvolvimento Infantil
- Aula 5. Formas de aprendizagem diversas
- Aula 6. A importância do lúdico para a criança
- Aula 7. Memória das nossas infâncias
- Aula 8. Memória Lúdica
- Aula 9. Culturas infantis nos espaços escolares
- Aula 10. Origem dos jogos
- Aula 11. Origem das brincadeiras
- Aula 12. Brincadeiras tradicionais
- Aula 13. Classificação dos jogos e brincadeiras parte I
- 2 Capítulo 2
- Aula 14. Classificação dos jogos e brincadeiras parte II
- Aula 15. Jogos de tabuleiro
- Aula 16. Jogo simbólico
- Aula 17. Ensino da corporalidade e movimento
- Aula 18. Atividades corporais parte I
- Aula 19. Atividades corporais parte II
- Aula 20. Atividades de movimento
- Aula 21. Tempo e espaço na escola
- Aula 22. Hora do recreio: brincadeiras dirigidas
- Aula 23. Educação Física na infância
- Aula 24. O brincar para crianças de 0 a 3 anos
- Aula 25. O corpo e o conhecimento dos bebês
- Aula 26. Atividades lúdicas para os bebês
- Aula 27. O brincar para crianças de 4 a 6 anos
- 3 Capítulo 3
- Aula 28. O corpo e o conhecimento das crianças
- Aula 29. Atividades lúdicas para as crianças
- Aula 30. O brincar para crianças a partir dos 7 anos
- Aula 31. O brincar para crianças a partir dos 7 anos
- Aula 32. Atividades lúdicas para crianças a partir de 7 anos
- Aula 33. O brincar na fase adulta
- Aula 34. O corpo e o conhecimento na fase adulta
- Aula 35. Atividades lúdicas para os adultos
- Aula 36. Jogos online e digitais
- Aula 37. Aprendizagem na era digital
- Aula 38. Interações online
- Aula 39. Diferentes linguagens lúdicas: teatro
- Aula 40. Diferentes linguagens lúdicas: dança
- Aula 41. Diferentes linguagens lúdicas: música
Sobre o autor: Renata Santana de Miranda Cardoso
Pedagoga mestranda em formação de professores pela PUC, especialista em educação infantil e alfabetização e letramento.