Conteúdo do curso
- Aula 1. Definição do termo
- Aula 2. Letramento digital e a tecnologia
- Aula 3. Letramento e alfabetização digital
- Aula 4. Objetivos do letramento digital
- Aula 5. Benefícios para a vida estudantil
- Aula 6. Benefícios para a vida profissional
- Aula 7. Foco na linguagem
- Aula 8. Foco na informação e conexão
- Aula 9. (Re)desenho
- Aula 10. Hipertexto
- Aula 11. O que é um sistema multimídia?
- Aula 12. Crossmídia e transmídia
- Aula 13. Ciberespaço e vida virtual
- Aula 14. O que é um avatar no mundo virtual?
- Aula 15. Cultura contemporânea: cibercultura
- Aula 16. Processo de interação colaborativa
- Aula 17. Os papéis do multiletrado
- Aula 18. Convergência e produsagem
- Aula 19. O papel da escola
- Aula 20. Capacitação dos professores
- Aula 21. Letramento digital e a sala de aula
- Aula 22. Coordenação pedagógica e letramento
- Aula 23. Direção escolar e letramento
- Aula 24. Equipamentos necessários
- Aula 25. Letramento e Educação Infantil
- Aula 26. Letramento no Ensino Fundamental
- Aula 27. Letramento: Ensino Médio e Superior
- Aula 28. BNCC e as 4 dimensões do letramento
- Aula 29. Tecnologia e aprendizagem
- Aula 30. Habilidades contempladas pela BNCC
- Aula 31. Letramento digital de crianças
- Aula 32. Letramento digital de jovens
- Aula 33. Letramento de adultos e idosos
- Aula 34. Vantagem competitiva
- Aula 35. Colaboração e comunicação
- Aula 36. Promoção de resultados
- Aula 37. Prejuízos financeiros
- Aula 38. Problemas de saúde
- Aula 39. Insegurança e assédio sexual
Sobre o autor: Marcelo Clemente
Marcelo Reis Clemente é mestre em educação e saúde, especialista em desenvolvimento humano e cognitivo, educação e inclusão e em psicopedagogia clínica e institucional. Marcelo tem experiência como docente nas áreas de administração de empresas, pedagogia e psicopedagogia, além da vivência como coordenador pedagógico e orientador educacional.