Conteúdo do curso
- 1 Capítulo 1
- Aula 1. Cenário educacional
- Aula 2. O que é a educação especial?
- Aula 3. O que é a educação inclusiva?
- Aula 4. Origem e expansão da educação especial inclusiva
- Aula 5. Marcos legais da educação especial
- Aula 6. Dificuldades na implementação
- Aula 7. Inovação educacional
- Aula 8. Barreiras à educação inclusiva
- Aula 9. Melhoria da qualidade educacional
- Aula 10. Evolução da educação especial: da marginalização à reabilitação
- Aula 11. Mudanças atitudinais na sociedade
- Aula 12. Regulamentação da educação especial
- 2 Capítulo 2
- Aula 13. O que é AEE?
- Aula 14. A quem se destina o AEE?
- Aula 15. Objetivos do AEE
- Aula 16. Direitos da pessoa com deficiência
- Aula 17. Atribuições do professor de AEE
- Aula 18. Organização do trabalho coletivo
- Aula 19. Benefícios para todos
- Aula 20. Projeto Político Pedagógico
- Aula 21. Projeto Pedagógico Inclusivo
- Aula 22. Esforço conjunto
- Aula 23. Equipe escolar
- Aula 24. Apoio da família
- Aula 25. Arquitetura e desenho universal
- 3 Capítulo 3
- Aula 26. Tecnologias assistivas
- Aula 27. Formação de professores
- Aula 28. Deficiência visual
- Aula 29. Deficiência auditiva
- Aula 30. Deficiência física
- Aula 31. Síndrome de Down
- Aula 32. Autismo
- Aula 33. Síndrome de Asperger
- Aula 34. Equiparação de oportunidades
- Aula 35. Lei Brasileira de Inclusão
- Aula 36. Barreiras x Pessoas com deficiência
- Aula 37. O que é a neurodiversidade?
- Aula 38. Os principais distúrbios
- Aula 39. Tratamentos e intervenções
Sobre o autor: Marcelo Clemente
Marcelo Clemente é pedagogo, psicopedagogo, com especialização em inclusão escolar e mestrado em educação. Ao longo de sua carreira, Marcelo passou por diversas instituições, atuando como docente, consultor pedagógico e empresarial, orientador pedagógico e coordenador pedagógico. Marcelo, ainda, palestrou em diversos congressos educacionais, nacionais e internacionais.