Conteúdo do curso
- 1 Capítulo 1
- Aula 1. O que é alta performance?
- Aula 2. Como alcançar a alta performance?
- Aula 3. Alta performance no ensino infantil
- Aula 4. O que diz a Constituição Federal?
- Aula 5. Lei de Diretrizes e Bases
- Aula 6. Diretrizes curriculares nacionais
- Aula 7. O que é a BNCC?
- Aula 8. Quais são os direitos da criança?
- Aula 9. Quais são os campos de experiência?
- Aula 10. Primeiríssima x Primeira infância
- Aula 11. Desenvolvimento do cérebro
- Aula 12. Janela de oportunidades
- 2 Capítulo 2
- Aula 13. O que é a plasticidade cerebral?
- Aula 14. O que é estresse tóxico?
- Aula 15. O que é neurogênese?
- Aula 16. O que são as funções executivas?
- Aula 17. A importância do vínculo
- Aula 18. Melhor posição para o bebê dormir
- Aula 19. Técnica de Shantala
- Aula 20. Síndrome do bebê sacudido
- Aula 21. Neuropediatria e o brincar
- Aula 22. Benefícios das atividades lúdicas
- Aula 23. Tipos de atividades lúdicas
- Aula 24. Quando avaliar os alunos?
- Aula 25. Como avaliar na educação infantil?
- 3 Capítulo 3
- Aula 26. O que evitar na avaliação?
- Aula 27. Quais são as etapas avaliativas?
- Aula 28. Por que documentar?
- Aula 29. O que deve ser registrado?
- Aula 30. Como estimular as funções executivas?
- Aula 31. Qual é a importância do portfólio?
- Aula 32. O que não pode faltar no portfólio?
- Aula 33. Como montar um portfólio digital?
- Aula 34. O que é PPP?
- Aula 35. Quem elabora e conduz o processo?
- Aula 36. O que é necessário para o PPP?
- Aula 37. O que é o Método Montessori?
- Aula 38. O que é a Pedagogia Waldorf?
- Aula 39. O que é a Abordagem Reggio Emilia?
Sobre o autor: Marcelo Reis Clemente
Marcelo Reis Clemente é professor e mediador de desenvolvimento cognitivo e aceleração da aprendizagem. Profissional generalista, Marcelo tem experiência como docente nas áreas de Administração de Empresas, Pedagogia e Psicopedagogia, além da vivência como coordenador pedagógico e orientador educacional.