Conteúdo do curso
- 1 Capítulo 1
- Aula 1. Futurismo é ciência
- Aula 2. Futurismo é arte
- Aula 3. Futurismo é um campo acadêmico
- Aula 4. Observar padrões
- Aula 5. Imaginar cenários possíveis
- Aula 6. Auxiliar pessoas e organizações
- Aula 7. Etapas do processo
- Aula 8. Resultados e objetivos
- Aula 9. Futuristas e o poder da comunicação
- Aula 10. Futurismo e ficção científica
- Aula 11. Coincidência x Tecnologia
- Aula 12. Metaverso e avatares
- 2 Capítulo 2
- Aula 13. Rudimentos do futurismo
- Aula 14. Décadas de 50 e 70
- Aula 15. Década de 90
- Aula 16. Intuição e futurismo
- Aula 17. Cérebro racional e intuitivo
- Aula 18. Empatia e futurismo
- Aula 19. Integração homem-máquina
- Aula 20. Neurotecnologias
- Aula 21. Impressão de órgãos
- Aula 22. Pensar o futuro
- Aula 23. Futurismo e inovação corporativa
- Aula 24. Quebra de paradigmas
- Aula 25. A realidade da exclusão digital
- 3 Capítulo 3
- Aula 26. Benefícios da inclusão digital
- Aula 27. Porta para projeção do futuro
- Aula 28. Aprendizado ao longo da vida
- Aula 29. Tecnologia e participação
- Aula 30. Da Educação Infantil ao doutorado
- Aula 31. Dinamismo e aprendizagem
- Aula 32. Estrutura e equipamentos
- Aula 33. Professor mediador
- Aula 34. Habilidades e competências
- Aula 35. Habilidades futuristas e a BNCC
- Aula 36. Profissionais polímatas
- Aula 37. Uso do tempo e material
- Aula 38. Celulares e aplicativos
- Aula 39. Gamificação
Sobre o autor: Marcelo Clemente
Marcelo Reis Clemente é mestre em educação e saúde, especialista em desenvolvimento humano e cognitivo, educação e inclusão e em psicopedagogia clínica e institucional. Marcelo tem experiência como docente nas áreas de administração de empresas, pedagogia e psicopedagogia, além da vivência como coordenador pedagógico e orientador educacional.