Conteúdo do curso
- Aula 1. Revisão do método tradicional
- Aula 2. Abertura para inovação e tecnologia
- Aula 3. Postura educacional reflexiva
- Aula 4. O que são as metodologias ativas?
- Aula 5. Como implementá-las na escola?
- Aula 6. Transição gradativa
- Aula 7. Benefícios para os alunos
- Aula 8. Benefícios para os professores
- Aula 9. Benefícios para as instituições
- Aula 10. Aprendizagem criativa
- Aula 11. Aprendizagem significativa
- Aula 12. Aprendizagem mediada
- Aula 13. Pensamento crítico e adaptabilidade
- Aula 14. Maior retenção do conteúdo
- Aula 15. Autonomia e protagonismo
- Aula 16. Falta de habilidade na aplicação
- Aula 17. Barreiras mais comuns
- Aula 18. Aquisição de equipamentos
- Aula 19. Aplicação na educação infantil
- Aula 20. Aplicação no ensino fundamental
- Aula 21. Aplicação no ensino médio
- Aula 22. Como os adultos aprendem?
- Aula 23. Aplicação no ensino superior
- Aula 24. Aplicação no mundo corporativo
- Aula 25. Capacitação dos professores
- Aula 26. Professores mediadores
- Aula 27. Adoção de uma nova postura didática
- Aula 28. Metodologias e a BNCC
- Aula 29. Metodologias ativas e o PPP
- Aula 30. Metodologias e o plano de aula
- Aula 31. Sala de aula invertida
- Aula 32. Aprendizagem baseada em problemas
- Aula 33. Aprendizagem baseada em projetos
- Aula 34. Ensino híbrido
- Aula 35. Gamificação
- Aula 36. Cultura maker
- Aula 37. Mapa mental
- Aula 38. Design thinking
- Aula 39. Storytelling
Sobre o autor: Marcelo Clemente
Marcelo Reis Clemente é professor e mediador de desenvolvimento cognitivo e aceleração da aprendizagem. Profissional generalista, Marcelo tem experiência como docente nas áreas de Administração de Empresas, Pedagogia e Psicopedagogia, além da vivência como coordenador pedagógico e orientador educacional.