Conteúdo do curso
- 1 Capítulo 1
- Aula 1. Conceito multidisciplinar
- Aula 2. Áreas das neurociências
- Aula 3. O que é a neurociência cognitiva?
- Aula 4. O que é a neurofisiologia?
- Aula 5. Os hemisférios cerebrais
- Aula 6. As inteligências múltiplas
- Aula 7. Áreas pré-frontal e occipital
- Aula 8. Lobos parietal e temporal
- Aula 9. Cerebelo e tronco encefálico
- Aula 10. O que são os neurônios?
- Aula 11. O que são as sinapses?
- Aula 12. O que são os neurotransmissores?
- 2 Capítulo 2
- Aula 13. Ciclo de ação da memória
- Aula 14. Como o cérebro aprende a ler?
- Aula 15. Como o cérebro pode ser estimulado?
- Aula 16. O que é o princípio alfabético?
- Aula 17. A evolução da escrita
- Aula 18. Leitura e aprendizagem
- Aula 19. O que é a reciclagem neuronal?
- Aula 20. Caixa de letras no cérebro?
- Aula 21. Neuroplasticidade e leitura
- Aula 22. O que é modificabilidade cognitiva?
- Aula 23. O que é poda neural?
- Aula 24. A síndrome da privação cultural
- Aula 25. O que são as funções executivas?
- 3 Capítulo 3
- Aula 26. A importância do estímulo e prática
- Aula 27. Impacto no desempenho escolar
- Aula 28. O que é alfabetização?
- Aula 29. O que é letramento?
- Aula 30. Como ocorre a aquisição da leitura?
- Aula 31. O que é a análise linguística?
- Aula 32. Síntese e análise fonológica
- Aula 33. O que é a compreensão leitora?
- Aula 34. O que são grafemas e fonemas?
- Aula 35. O que é o realismo nominal?
- Aula 36. Significado e significante
- Aula 37. Hipo e hipersegmentação
- Aula 38. O que é a escrita espelhada?
- Aula 39. O que é a simetrização das letras?
Sobre o autor: Marcelo Reis Clemente
Marcelo Reis Clemente é professor e mediador de desenvolvimento cognitivo e aceleração da aprendizagem. Profissional generalista, Marcelo tem experiência como docente nas áreas de Administração de Empresas, Pedagogia e Psicopedagogia, além da vivência como coordenador pedagógico e orientador educacional.