Conteúdo do curso
- 1 Capítulo 1
- Aula 1. Pedagogia e a aprendizagem
- Aula 2. O que é psicologia educacional?
- Aula 3. O que é a psicopedagogia?
- Aula 4. O que é avaliação psicopedagógica?
- Aula 5. Etapas da avaliação psicopedagógica
- Aula 6. Instrumentos de avaliação
- Aula 7. Plano de intervenção
- Aula 8. Planejamento e desenvolvimento
- Aula 9. Trabalho multidisciplinar
- Aula 10. Psicopedagogia clínica
- Aula 11. Psicopedagogia institucional
- Aula 12. Psicopedagogia hospitalar
- 2 Capítulo 2
- Aula 13. O que é a EOCA?
- Aula 14. Como funciona a EOCA?
- Aula 15. O que a EOCA avalia?
- Aula 16. O que é a sessão lúdica?
- Aula 17. Como compor uma caixa lúdica?
- Aula 18. Qual é o objetivo da caixa lúdica?
- Aula 19. O que são as provas operatórias?
- Aula 20. Estágios do desenvolvimento humano
- Aula 21. Qual é o objetivo da aplicação?
- Aula 22. Classificação das provas
- Aula 23. Avaliação dos resultados
- Aula 24. Aplicação das provas
- Aula 25. Transtornos ou dificuldades?
- 3 Capítulo 3
- Aula 26. Transtornos mais comuns e sintomas
- Aula 27. Diagnóstico e tratamento
- Aula 28. Causas e consequências da evasão
- Aula 29. Parceria com a família
- Aula 30. Ações de prevenção
- Aula 31. Mediação na aprendizagem
- Aula 32. Experiência de aprendizagem mediada
- Aula 33. Modificabilidade cognitiva
- Aula 34. Tecnologia e educação
- Aula 35. Benefícios na psicopedagogia
- Aula 36. Capacitação profissional
- Aula 37. Contrato de prestação de serviço
- Aula 38. Local de atendimento
- Aula 39. A sessão
Sobre o autor: Marcelo Clemente
Marcelo Reis Clemente é mestre em educação e saúde, especialista em desenvolvimento humano e cognitivo, educação e inclusão e em psicopedagogia clínica e institucional. Marcelo tem experiência como docente nas áreas de administração de empresas, pedagogia e psicopedagogia, além da vivência como coordenador pedagógico e orientador educacional.