Conteúdo do curso
- 1 Capítulo 1
- Aula 1. O que é Pedagogia?
- Aula 2. A Pedagogia na prática
- Aula 3. O professor e a prática pedagógica
- Aula 4. Mudanças no cenário cultural
- Aula 5. Mudanças na escola
- Aula 6. Mudanças na Aprendizagem
- Aula 7. Direito de Aprendizagem
- Aula 8. A Base Nacional Comum Curricular
- Aula 9. Aluno: O centro da aprendizagem
- Aula 10. Capacitação acadêmica
- Aula 11. Institucionalização da Supervisão
- Aula 12. Mudanças na Supervisão
- 2 Capítulo 2
- Aula 13. Educador em transformação
- Aula 14. Formação continuada e inovação
- Aula 15. Aprendizagem permanente
- Aula 16. Formação em serviço
- Aula 17. Excelência na docência
- Aula 18. Reflexão sobre a prática
- Aula 19. Métodos inovadores
- Aula 20. Ferramentas tecnológicas
- Aula 21. Mediação da aprendizagem
- Aula 22. Atribuições do supervisor
- Aula 23. Parceria estratégica
- Aula 24. Construção de situações de aprendizagem
- Aula 25. Objetivo: desenvolver competências
- 3 Capítulo 3
- Aula 26. Escola: Espaço de vida e convivência
- Aula 27. Agentes de transformação social
- Aula 28. Evolução e novos saberes
- Aula 29. Reflexão e mudança
- Aula 30. Liderança e equilíbrio emocional
- Aula 31. Liberdade e autonomia na docência
- Aula 32. Inovação na BNCC
- Aula 33. Organização e aplicação
- Aula 34. Articulação e decisão
- Aula 35. Papel político do supervisor
- Aula 36. Espaço como elemento curricular
- Aula 37. Definição de termos
- Aula 38. A implantação de novos currículos
- Aula 39. Currículo e cidadania
Sobre o autor: Marcelo Reis Clemente
Profissional generalista, com experiência em Docência e em Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Especialista em Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem Mediada pelo Feuerstein Institute Jerusalém/Israel.
Professor Universitário em cursos de graduação e pós graduação das áreas de Administração de Empresas, Pedagogia e Psicopedagogia. Experiência em Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional. Preletor em cursos da área de Educação, Educação Corporativa e na área da Saúde