O USO DO PLANO INCLINADO

O plano inclinado, é um dispositivo assistivo extremamente simples e funcional elaborado para facilitar o desempenho da criança com atraso neuromotor e/ou alguma dificuldade de visão como nos casos de baixa visão, auxiliando nas atividades da escola, na comunicação alternativa, na hora da leitura, brincar, terapias e nas atividades realizadas em casa.

O dispositivo aproxima o material de escrita ou leitura do campo visual do usuário, seus grampos de fixação possibilitam que a criança, possa visualizar e alcançar o brinquedo e, assim, sem a necessidade de segurá-lo, despender energia e atenção em sustentá-lo, poderá explorar as possibilidades oferecida pelo objeto. Além disso, a amplitude do movimento do membro superior será alterada devido a inclinação do material, o que pode ser uma solução bastante eficaz na hora de escrever, desenhar ou colorir.

O objetivo, desse e de todos os equipamentos assistivos é aumentar a funcionalidade da criança em atividade, dentro das habilidades motoras apresentadas por ela. É importante ressaltar que por esses e outros motivos, a inclinação deve ser calculada, adequando ao padrão de movimento, alinhamento postural e funcionalidade da criança. É interessante que essa inclinação seja regulável para que o plano seja utilizado por mais tempo.

Existem vários modelos de plano inclinado no mercado e possibilidades de autoconfecção com material de baixo custo. Porém não significa que ele seja adequado para especificidade de cada criança, podendo prejudicar o seu desempenho em vez de facilitar.

Aqui na Lumen você pode encontrar o plano inclinado e tirar dúvidas com um Terapeuta Ocupacional que irá adequar, treinar, acompanhar e orientar o uso desse e de outros dispositivos assistivos.

Texto escrito por: Letícia Vitarelli (Estudante do 7º período de Terapia Ocupacional)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://terapeutaocupacionalpriscilaboy.blogspot.com/2015/04/o-plano-inclinado-consideracoes-sobre.html

http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/viewFile/728/412

www.tendenciainclusiva.com.br/amp/2017-10-31-tecnologia-assistiva-e-o-brincar-da-crian-c3-87a-especial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »