Guia prático de Metodologias Ativas com uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

Alexandre José de Carvalho Silva possui graduação em Matemática, pelo Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS), e é mestre em Educação, pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Desde o início do novo século, vem se dedicando ao estudo e à prática do emprego das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no contexto educacional, com ênfase nas áreas de educação a distância, informática em educação e software educacional. No momento, é um dos membros mais atuantes do corpo técnico da Coordenadoria de Educação à Distância da UFLA (CEAD), cumprindo, nesta posição, a função de professor formador e consultor para o credenciamento e implantação de cursos na modalidade a distância.

Prefaciar sua obra “Guia prático de Metodologias Ativas com uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação” é uma honra e um prazer enorme. Pois, há mais de vinte anos atuando no ensino superior e tendo, há cerca de dez anos, o interesse despertado para o emprego de TDIC associado às metodologias ativas de ensino-aprendizagem, ainda não havia tido contato com uma obra tão clara e objetiva como esta. Empregando uma linguagem simples, direta e pessoal, o autor inaugura sua obra elucidando o conceito de TDICs, seção na qual fornece listas de ferramentas, aplicativos, recursos e repositórios de livre e fácil acesso. Em seguida, de forma igualmente prática e objetiva ele apresenta sete das principais metodologias ativas de ensinoaprendizagem, ilustrando-as com esquemas das etapas para condução do processo, bem como fornecendo modelos de planos de aulas que variam em conteúdos, de tal modo a demonstrar como as metodologias ativas se aplicam a qualquer disciplina ou nível educacional. Na quarta seção ele fornece importantes dicas para produção de videoaulas e na quinta orientanos sobre o que não fazer ao empregar metodologias ativas em sala de aula, evitando assim a queda em armadilhas comuns.

Em síntese, trata-se aqui de uma obra sucinta, repleta de conselhos e dicas práticas, que permitem, mesmo ao professor iniciante no tema, orientar-se e animar-se à tarefa de inovar sua prática pedagógica, abandonando velhas fórmulas, que mesmo reconhecendo ineficazes em seu fazer cotidiano, a elas se apega mediante a insegurança para lançar-se em voos mais altos. Este livro, com seus conselhos práticos, é um convite ao voo libertador que amplia horizontes e olhares.

Prof. Dra. Miriam Monteiro de Castro Graciano
Professora do Departamento de Ciências da Saúde da UFLA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »