Relatório da Reunião do Projeto Gestão Inclusiva em Itaúna/MG

Na última quinta-feira, dia 07/03/2024, na Secretaria Municipal de Educação de Itaúna, realizamos um encontro para discutir os desenvolvimentos recentes do projeto Gestão Inclusiva. Este projeto é uma parceria entre o Distrito 4560 de Rotary International e a startup Inclusiva Gestão da Diversidade Escolar LTDA, uma empresa criada dentro do projeto PUC TEC da PUC Minas. O objetivo do projeto é auxiliar professores, coordenadores, diretores e outros profissionais envolvidos na educação inclusiva a trilhar o caminho da inclusão nas escolas.

Durante o encontro, discutimos a disponibilização dos serviços do portfólio da Inclusiva para as escolas. Abaixo estão algumas das ações desenvolvidas no período de 25/08/2022 a 12/03/2024 em Itaúna:

  • 25/08/2022: Criação do grupo e início da troca de experiências.
  • 31/08/2022: Reunião presencial na Semec, onde foi passado o referencial curricular.
  • 01/09/2022: Foi passado pela Nivânia o questionário de soldagem.
  • 19/09/2022: Foi solicitada uma palestra para os professores regentes sobre TDAH.
  • 30/09/2022: Realização de um workshop de técnicas, metodologias, ações pedagógicas e inclusivas.
  • 26/10/2022: Palestra no Espaço Cultural sobre TDAH Desafios e Possibilidades com 180 pessoas participantes.
  • 07/12/2022: Foi enviado o termo de parceria da Prefeitura, com Rotary e Inclusiva.
  • 07/03/2023: Foi disponibilizado o link de cadastro para as escolas e professores na plataforma.
  • 16/03/2023: Foi assinado o termo de parceria da Prefeitura, com Rotary e Inclusiva.
  • 21/03/2023: Foi indicada a Thaynara para acompanhar a parte operacional do projeto.
  • 15/04/2023: O mês de maio foi destinado a cadastros na plataforma.
  • 09/05/2023: Reunião on-line para alinhamento de trabalhos.
  • 23/05/2023: Envio de um modelo de documento norteador.
  • 29/05/2023: Início da disponibilização de documentos na plataforma.
  • 01/06/2023: Webinar nas Trilhas da Educação Inclusiva.
  • 07/06/2023: Reunião on-line para alinhamento de trabalhos.
  • 15/06/2023: Webinar nas Trilhas da Educação Inclusiva 2.
  • 11/07/2023: Reunião on-line para alinhamento de trabalhos.
  • 17/08/2023: Webinar compreendendo e desmistificando o PDI.
  • 20/09/2023: Reunião on-line para alinhamento de trabalhos.
  • 05/10/2023: Webinar o PDI Passo a Passo.
  • 20/10/2023: Treinamento presencial Percepções e Desafios.
  • 26/10/2023: Webinar o PDI Passo a Passo 2.
  • 13/11/2023: Reunião on-line para alinhamento de trabalhos.
  • 22/11/2023: Webinar o PDI estudo de caso.
  • 30/11/2023: Webinar o PDI estudo de caso 2.
  • 04/12/2023: Documentos enviados pela SEMEC da educação inclusiva no município.
  • 31/01/2024: Envio do ofício sobre apresentação dos trabalhos do projeto.
  • 07/02/2024: Demonstração do sistema de acompanhamento do NAIC.
  • 16/02/2024: Confirmação do ofício sobre apresentação dos trabalhos do projeto.
  • 23/02/2024: Reunião on-line para alinhamento de trabalhos.
  • 12/03/2024: Webinar a importância do PDI para a educação infantil.

A reunião foi uma oportunidade valiosa para refletir sobre o progresso que fizemos até agora e planejar nossos próximos passos. Estamos ansiosos para continuar nosso trabalho em prol da educação inclusiva.

Falamos também da necessidade de angariar padrinhos para o projeto para que sejam desenvolvidos os próximos passos e também para manutenção do projeto.

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