ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – ACONTECE NO CONTRA TURNO, EM PEQUENAS TURMAS OU INDIVIDUAL EM 2, OU 3 ENCONTROS SEMANAIS
PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALZIADO – PROFESSOR COM ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL QUE TRABALHA COM O ALUNO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. ATUA EM PARCERIA COM O PROFESSOR REGENTE E COM O PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR (PAE)(
PLANO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – PLANO QUE O PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALZIADO FAZ PARA TRABALHAR COM O ALUNO COM NEE NO CONTRA TURNO
AEE NA LEGISLAÇÃO
POLITICA 2008
O atendimento educacional especializado identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.
RESOLUÇÃO CNE/CEB 04/2009
Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.
Decreto 76/11 de 2011
Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.
LBI 13146/2015
projeto pedagógico que institucionalize o atendimento educacional especializado, assim como os demais serviços e adaptações razoáveis, para atender às características dos estudantes com deficiência e garantir o seu pleno acesso ao currículo em condições de igualdade, promovendo a conquista e o exercício de sua autonomia
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO é realizado, prioritariamente, nas salas de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra de ensino regular, no turno inverso da escolarização, não sendo substitutivo às classes comuns,
podendo ser realizado em:
centro de atendimento educacional especializado de instituição especializada da rede pública ou
instituição especializada comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, conveniadas
RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 4/2009
estabelece as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, definindo que: Art. 5º
RESUMINDO
NA SALA DE AULA
ATUA O PROFESOR REGENTE – com apoio do Professor do AEE
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL – Documento norteador das ações e equiparação de oportunidades em sala de aula, elaborado pelo Prof regente com apoio do Professor do AEE.
PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR – dá suporte ao aluno, segundo as ações do PDI
NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
ACONTECE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
REGIDO PELO PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZAO
PLANO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO- Planejamento do que vai ser trabalhado com o aluno
Gostou do post? Compartilhe!
Deseja mais informações?
Não deixe de nos contactar
Deixe seu comentário!
Dúvida:
o PDI é de responsabilidade do regente com apoio do professor de AEE???
O PAEE lógico, é de responsabilidade do professor de AEE.
Correto, a informação que li?
Olá Maria Verônica,
O PDI/PEI Plano de desenvolvimento individual é de responsabilidade do professor regente, com apoio do professor do AEE. Os professores regentes estão aprendendo ainda a fazer o Plano e, por isso a nossa proposta é ensinar, orientar, ajudar a entendê-lo e desmistificá-lo. O professor do AEE, que tem uma formação especifica podendo auxiliar na construção do PDI/PEI ajuda muito. Daqui a pouco os professores regentes conseguirão fazer sozinhos!! E o profissional de apoio escolar não é responsável por fazê-lo e deve ter conhecimento do PDI/PEI para saber o que tem previsto para o aluno e saber como mediar as tarefas adaptadas pelo professor do aluno que acompanha.
Ficou mais claro?