Na última quinta-feira, dia 07/03/2024, na Secretaria Municipal de Educação de Itaúna, realizamos um encontro para discutir os desenvolvimentos recentes do projeto Gestão Inclusiva. Este projeto é uma parceria entre o Distrito 4560 de Rotary International e a startup Inclusiva Gestão da Diversidade Escolar LTDA, uma empresa criada dentro do projeto PUC TEC da PUC Minas. O objetivo do projeto é auxiliar professores, coordenadores, diretores e outros profissionais envolvidos na educação inclusiva a trilhar o caminho da inclusão nas escolas.
Durante o encontro, discutimos a disponibilização dos serviços do portfólio da Inclusiva para as escolas. Abaixo estão algumas das ações desenvolvidas no período de 25/08/2022 a 12/03/2024 em Itaúna:
- 25/08/2022: Criação do grupo e início da troca de experiências.
- 31/08/2022: Reunião presencial na Semec, onde foi passado o referencial curricular.
- 01/09/2022: Foi passado pela Nivânia o questionário de soldagem.
- 19/09/2022: Foi solicitada uma palestra para os professores regentes sobre TDAH.
- 30/09/2022: Realização de um workshop de técnicas, metodologias, ações pedagógicas e inclusivas.
- 26/10/2022: Palestra no Espaço Cultural sobre TDAH Desafios e Possibilidades com 180 pessoas participantes.
- 07/12/2022: Foi enviado o termo de parceria da Prefeitura, com Rotary e Inclusiva.
- 07/03/2023: Foi disponibilizado o link de cadastro para as escolas e professores na plataforma.
- 16/03/2023: Foi assinado o termo de parceria da Prefeitura, com Rotary e Inclusiva.
- 21/03/2023: Foi indicada a Thaynara para acompanhar a parte operacional do projeto.
- 15/04/2023: O mês de maio foi destinado a cadastros na plataforma.
- 09/05/2023: Reunião on-line para alinhamento de trabalhos.
- 23/05/2023: Envio de um modelo de documento norteador.
- 29/05/2023: Início da disponibilização de documentos na plataforma.
- 01/06/2023: Webinar nas Trilhas da Educação Inclusiva.
- 07/06/2023: Reunião on-line para alinhamento de trabalhos.
- 15/06/2023: Webinar nas Trilhas da Educação Inclusiva 2.
- 11/07/2023: Reunião on-line para alinhamento de trabalhos.
- 17/08/2023: Webinar compreendendo e desmistificando o PDI.
- 20/09/2023: Reunião on-line para alinhamento de trabalhos.
- 05/10/2023: Webinar o PDI Passo a Passo.
- 20/10/2023: Treinamento presencial Percepções e Desafios.
- 26/10/2023: Webinar o PDI Passo a Passo 2.
- 13/11/2023: Reunião on-line para alinhamento de trabalhos.
- 22/11/2023: Webinar o PDI estudo de caso.
- 30/11/2023: Webinar o PDI estudo de caso 2.
- 04/12/2023: Documentos enviados pela SEMEC da educação inclusiva no município.
- 31/01/2024: Envio do ofício sobre apresentação dos trabalhos do projeto.
- 07/02/2024: Demonstração do sistema de acompanhamento do NAIC.
- 16/02/2024: Confirmação do ofício sobre apresentação dos trabalhos do projeto.
- 23/02/2024: Reunião on-line para alinhamento de trabalhos.
- 12/03/2024: Webinar a importância do PDI para a educação infantil.
A reunião foi uma oportunidade valiosa para refletir sobre o progresso que fizemos até agora e planejar nossos próximos passos. Estamos ansiosos para continuar nosso trabalho em prol da educação inclusiva.
Falamos também da necessidade de angariar padrinhos para o projeto para que sejam desenvolvidos os próximos passos e também para manutenção do projeto.